História

Em 1959 o ilustre Pediatra Professor Dr. Miguel Salles Cavalcanti ao regressar de seu estágio no Centre Internacional de L’Enfance em Paris, criou a Unidade para Prematuros na Maternidade Carmela Dutra, em Florianópolis, Santa Catarina, uma das primeiras do Brasil.

A Congregação da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Santa Catarina o elegeu em 1960 como primeiro Professor da recém-criada Cátedra de Pediatria e Puericultura, passando posteriormente a Departamento Materno-Infantil e atualmente Departamento de Pediatria.

Com o falecimento do Dr. Miguel Salles Cavalcanti em 11 de janeiro de 1964 a Universidade convidou o Professor Dr. Izrail Cat, da Universidade Federal do Paraná, para prosseguir por dois anos como coordenador da implantação do ensino da Pediatria.

Dr. Miguel Salles Cavalcanti foi fundador do Hospital Infantil Edith Gama Ramos, o qual foi inaugurado um mês após a sua morte, em 28 de fevereiro de 1964. Este hospital foi precursor do ensino da Pediatria em Santa Catarina, sendo desativado com a inauguração do Hospital Infantil Joana de Gusmão em 13 de março de 1979.

Sob a coordenação inicial do Professor Dr. Izrail Cat um grupo de Pediatras assume a condução da pediatria em bases científicas e técnicas atualizadas para a época, Drs. Nelson Grisard, Álvaro José de Oliveira, Anísio Ludwig, Gabriel Francisco Faraco, Lincoln Virmond Abreu, Newton Djalma do Valle Pereira e o cirurgião pediatra Dr. Murilo Ronald Capella.

Os cenários para que a Cátedra de Pediatria e Puericultura, posteriormente Departamento Materno-Infantil e Departamento de Pediatria desenvolvessem e consolidassem um ensino de Pediatria de qualidade, foram inicialmente o Hospital Infantil Edith Gama Ramos e Maternidade Carmela Dutra, passando para o Hospital Infantil Joana de Gusmão, Maternidade Carmela Dutra e Divisão de Pediatria Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago, inaugurado em 02 de maio de 1980.

Chefes do Departamento de Pediatria por ordem cronológica:

1980 – 1984: Professor Nelson Grisard
1984 – 1986: Professor Álvaro José de Oliveira
1986 – 1990: Professor Murilo Ronald Capella
1990 – 1992: Professor Newton Djalma do Valle Pereira
1992 – 1994: Professor Luis Alberto Gastaldi
  1994 – 1998: Professor Waldemar Barbosa
  1998 – 2000: Professor Adilson Osório
  2000 – 2002: Professor Carlos Eduardo Andrade Pinheiro
  2003 – 2005: Professor Maurício José Lopes Pereima
  2006 – 2008: Professor José Antônio de Souza
  2009 – 2010: Professor Carlos Eduardo Andrade Pinheiro
  2011 – 2013: Professora Mônica Lisboa Chang Wayhs
  2014 – 2016: Professora Suely Grossman
  2015 – 2017: Professor Carlos Eduardo Andrade Pinheiro
  2017 – 2019: Professora Denise Neves Pereira
________________________________________________________________________________________________________________
Professores que fazem ou já fizeram parte do quadro do Magistério Superior do Departamento de Pediatria da UFSC.
Professor(a:)
Miguel Salles Cavalcanti