História

Em 1959 o ilustre Pediatra Professor Dr. Miguel Salles Cavalcanti ao regressar de seu estágio no Centre Internacional de L’Enfance em Paris, criou a Unidade para Prematuros na Maternidade Carmela Dutra, em Florianópolis, Santa Catarina, uma das primeiras do Brasil.

O Curso de Medicina da Universidade Federal de Santa Catarina foi instituído em 1960, sendo a então denominada Cátedra de Pediatria e Puericultura criada em abril do ano de 1964 pelo Dr. Miguel Salles Cavalcanti.

Dr. Miguel Salles Cavalcanti foi fundador do Hospital Infantil Edith Gama Ramos, o qual foi inaugurado um mês após a sua morte, em 28 de fevereiro de 1964. Este hospital foi precursor do ensino da Pediatria em Santa Catarina, sendo desativado com a inauguração do Hospital Infantil Joana de Gusmão em 13 de março de 1979.

Com o falecimento do Dr. Miguel Salles Cavalcanti em 11 de janeiro de 1964 a Universidade convidou o Professor Dr. Izrail Cat, da Universidade Federal do Paraná, para prosseguir por dois anos como coordenador da implantação do ensino da Pediatria.

Sob a coordenação inicial do Professor Dr. Izrail Cat um grupo de Pediatras assume a condução da pediatria em bases científicas e técnicas atualizadas para a época, Drs. Nelson Grisard, Álvaro José de Oliveira, Anísio Ludwig, Gabriel Francisco Faraco, Lincoln Virmond Abreu, Newton Djalma do Valle Pereira e o cirurgião pediatra Dr. Murilo Ronald Capella.

Com a reforma da Universidade no de 1968 e criação dos Departamentos,  a Cátedra de Pediatria foi incorporada ao Departamento Materno-Infantil, juntamente com a Tocoginecologia.

Em 05 de março de 1982 o Departamento Materno-Infantil foi desmembrado e criado o Departamento de Pediatria (DPT), por meio da Portaria Número 0091/GR/82.

Os cenários para que a Cátedra de Pediatria e Puericultura, posteriormente Departamento Materno-Infantil e Departamento de Pediatria desenvolvessem e consolidassem um ensino de Pediatria de qualidade, foram inicialmente o Hospital Infantil Edith Gama Ramos e Maternidade Carmela Dutra, passando para o Hospital Infantil Joana de Gusmão, Maternidade Carmela Dutra e Divisão de Pediatria Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago, inaugurado em 02 de maio de 1980.

Chefes do Departamento de Pediatria por ordem cronológica:

1980 – 1984: Professor Nelson Grisard

1984 – 1986: Professor Álvaro José de Oliveira

1986 – 1990: Professor Murilo Ronald Capella

1990 – 1992: Professor Newton Djalma do Valle Pereira

1992 – 1994: Professor Luis Alberto Gastaldi

1994 – 1998: Professor Waldemar Barbosa

1998 – 2000: Professor Adilson Osório

2000 – 2002: Professor Carlos Eduardo Andrade Pinheiro

2003 – 2005: Professor Maurício José Lopes Pereima

2006 – 2008: Professor José Antônio de Souza

2009 – 2010: Professor Carlos Eduardo Andrade Pinheiro

2011 – 2013: Professora Mônica Lisboa Chang Wayhs

2014 – 2016: Professora Suely Grossman

2015 – 2017: Professor Carlos Eduardo Andrade Pinheiro

2017 – 2019: Professora Denise Neves Pereira

2020 – 2021: Professora Denise Neves Pereira

2021 – 2023: Professor Aroldo Prohmann de Carvalho

2023 – 2025: Professor Aroldo Prohmann de Carvalho

________________________________________________________________________________________________________________
Professores que fazem ou já fizeram parte do quadro do Magistério Superior do Departamento de Pediatria da UFSC.
Professor(a:)
Miguel Salles Cavalcanti